Mãe de primeira criança vacinada contra covid-19 em Cacoal incentiva pais a vacinarem seus filhos

Sara, filha da professora Silvana Macedo, é a primeira criança imunizada contra covid-19 em Cacoal

O Município de Cacoal iniciou a vacinação de crianças neste sábado, 22 de janeiro, e a filha da professora Silvana Macedo foi a primeira imunizada nessa faixa etária. A mãe conta que Sara, hoje com 11 anos, é uma criança que desde recém-nascida recebe todas as vacinas necessárias para prevenção de doenças e que o início do processo de imunização contra covid é só mais uma vacina em seu calendário.

“Deus está no controle de tudo e nós precisamos fazer a nossa parte, (que é) trazer as crianças para se vacinarem”, conta a professora que leciona na Escola Pedro Kemper, em Cacoal.

   Continua após o anúncio  

A Coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde de Cacoal, Ivani Gromman, informou que estão sendo disponibilizadas doses pediátricas da Pfizer/Cominarty, o que dá mais segurança às crianças, tendo em vista que foi produzida especificamente em uma fórmula mais segura para atender às necessidades de pessoas na faixa etária entre 5 e 12 anos incompletos.

Segundo ela, o intervalo entre as doses D1 e D2 será de 08 semanas. As crianças que receberam a primeira dose quando ainda não haviam completado 12 anos, poderão tomar a segunda dose pediátrica, mesmo após ultrapassar essa idade nesse intervalo de espera pela conclusão do processo.

A Semusa informa também que não pode haver aplicação de outras vacinas concomitantemente, mesmo que previstas no calendário infantil, sendo necessário um intervalo de 15 dias.

   Continua após o anúncio  

Sara, assim como outras crianças vacinadas hoje, permaneceu no local por cerca de 20 minutos para ser acompanhada por profissionais de saúde nesses primeiros minutos pós vacina. O mesmo procedimento será adotado para todas as demais crianças que vierem a ser vacinadas nos próximos dias.

A Secretária Municipal de Saúde, Janayna Gomes, afirma que o município divulgará, no dia a dia, a disponibilidade de novas doses que permitam vacinar a todas as crianças cujos pais procurarem o local de vacinação para iniciarem o processo de imunização.

Compartilhe esta matéria:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

+ Sobre o tema

Destaques