Polícia Penal recebe mais de 40 fuzis para reforçar a segurança dos presídios de Rondônia

A Polícia Penal de Rondônia recebeu 43 fuzis 566 na manhã desta quarta-feira (19) no Palácio Rio Madeira em Porto Velho (RO). O equipamento bélico será usado para reforçar a segurança do Sistema Penitenciário de Rondônia.

   Continua após o anúncio  

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o armamento deve auxiliar os policiais do Grupo Especial nas Escoltas (Gape), além da ativação de guaritas e postos de vigilâncias direcionados à segurança externa das unidades prisionais.

A aquisição das armas foi de pouco mais de R$ 380 mil. Dinheiro oriundo do Poder Executivo e Legislativo. Além dos 43 fuzis, foram investidos mais de R$ 400 mil em munições.

‘‘É a primeira vez que a Sejus adquire fuzis para utilização dos nossos policiais penais; antes a Secretaria tinha muitos armamentos emprestados ou doados por outros órgãos, já tendo sido usados, e agora temos armas próprias e novas”, afirma o secretário da Sejus, Marcus Rito.

   Continua após o anúncio  

Os Policiais Penais devem passar por um curso de habilitação para inserção de novo equipamento, em 20 de janeiro. Segundo a diretora da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep) da Sejus, Ana Cláudia Serafim Campos, a capacitação começará pela Capital e se estenderá para o interior.

Ainda de acordo com a Sejus, estão previstas a entrega de cerca de 500 rádios para comunicação entre viaturas e unidades prisionais e também com mais de mil coletes balísticos.

   Continua após o anúncio  

Participaram da solenidade de entrega o secretário da Secretaria de Estada da Defesa, Segurança e Cidadania, Hélio Pachá, o coordenador do Sistema Penitenciário (Cogespen), Célio Luiz de Lima, diretores de unidades policiais, o Gape e servidores da Sejus.

DIÁRIO DA AMAZÔNIA

Compartilhe esta matéria:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

+ Sobre o tema

Destaques