Expositores de agroindústrias e artesanato demonstram produtos regionais na 9ª Rondônia Rural Show

Mais de 100 expositores de agroindústrias e artesanato de várias regiões do Estado estão tendo a oportunidade de expor seus produtos na 9ª Rondônia Rural Show Internacional – RRS, com expectativas de novas oportunidades de negócios. A maior feira de agronegócio da região Norte começou nesta segunda-feira, 23, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná e promete movimentar R$ 1 bilhão em negócios.

Os visitantes poderão conhecer de perto, degustar e adquirir o melhor que Rondônia tem a oferecer de produtos regionais, como por exemplo, produtos de panificação, doces, chocolate, mel, embutidos de carne suína, queijo, iogurte, conservas, manteiga e outras variedades, além de artesanato.

Para o expositor de uma agroindústria de doces, do município de Vilhena, Rogério Salane, a RRS Internacional é uma oportunidade para o produtor expor o produto e abrir o mercado para novas oportunidades de comercialização. “A feira é um momento ideal para que o produtor rural possa comercializar e ganhar mais com seus produtos. Dependendo da certificação nós poderemos exportar nossos produtos porque aqui teremos a presença de representantes de vários países, essa é uma grande oportunidade”, informou.

Sebastião Marcelo, morador de Cacoal, sempre prestigiou a feira e, após dois anos sem participar, devido a pandemia, está de volta com o objetivo de ver a evolução da feira. “As agroindústrias são a base da agricultura familiar e a Rondônia Rural Show é uma vitrine muito importante para divulgar os trabalhos das agroindústrias. Estamos muito felizes de estarmos aqui. A feira está muito organizada”, disse.

O expositor de agroindústria de derivados de leite do município de Presidente-Médici, Júber Goes, participa da Rondônia Rural Show Internacional desde a primeira edição e, segundo ele, a cada ano a agroindústria traz uma novidade para a feira. “Nós estamos sempre melhorando e inovando nossos produtos para venda e a feira está a cada ano melhor. Neste ano nós trouxemos nossa produção de iogurte, que tem dois anos, para os visitantes conhecerem e saborearem.  Estamos muito felizes de estarmos mais uma vez participando da feira”, contou.

“A RRS é um excelente espaço para divulgar os nossos produtos e fazer bons negócios dentro e fora do Estado”, destacou e expositora e coordenadora da associação Mulheres Chocolateiras de Teixeirópolis – Cacautex, Silvana Pereira. A associação é formada por um grupo de produtoras rurais que trabalha com a produção de chocolates. Segundo ela, essa edição se tornou ainda mais especial devido ao tema da RRS Internacional que homenageia as Mulheres do Agro.

   Continua após o anúncio  

“A associação iniciou em 2015 com um grupo de mulheres que decidiu se reunir para produzir chocolates. Com este tema eu me sinto muito feliz porque é uma forma de valorizar o nosso trabalho e mostrar a nossa garra, porque é muita luta, são seis anos de doação e a feira é o lugar certo para avançarmos”, disse contente.

Vanessa Reis mora em Araras (SP) e veio visitar a família em Ji-Paraná. Aproveitou a oportunidade para conhecer, pela primeira vez, a Rondônia Rural Show Internacional. “Nós morávamos aqui em Ji-Paraná, mas nunca tínhamos participado da feira. Agora nós estamos visitando nossos parentes e aproveitamos para vir conhecer a feira. Eu até já comprei algumas coisas porque a qualidade e o valor são maravilhosos. O espaço está lindo e agradável”, relatou.

Além das agroindústrias, a feira conta com a presença de vários artesãos. Dona Cleusa da Silva é artesã do município de Cacoal há mais de 20 anos. Ela produz enxoval de bebê, cama, mesa e banho. Dona Cleusa vê a feira como um bom momento para divulgar os trabalhos para outros estados e países.

   Continua após o anúncio  

“Eu produzo tapete, pano de prato, fraldas de pano para bebês, jogo de banheiro, crochês e bordados. Esta é a segunda vez que eu participo da feira e na primeira edição eu já vendi produtos para visitantes de países como Itália e Bolívia. Para esta edição eu espero vender muito mais”, finalizou.

O artesão Maurilio Freitas, de Cacoal, trouxe para expor na RRS Internacional sua produção de peças de madeiras incluindo relógios, tabuas de corte, petisqueira e porta temperos. “Essa é a segunda vez que eu participo da feira. Na primeira vez eu trouxe apenas alguns produtos e foi muito rentável e agora eu me animei e trouxe mais peças. A expectativa para este ano é ótima, é superar a edição anterior”.

A 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional acontece de 23 a 28 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Acesse o link e confira a programação completa da feira.

Fonte: Governo do Estado de Rondônia

Compartilhe esta matéria:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

+ Sobre o tema

Destaques