Carreatas, pit-stops e palestras são meios utilizados pelo município de Cacoal na conscientização contra queimadas urbanas

A prefeitura de Cacoal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e importantes parceiros da iniciativa privada e de órgãos de governo, prossegue em sua firme cruzada contra as queimadas urbanas e florestais, utilizando todos os meios possíveis de persuasão e conscientização.

Com palestras em escolas municipais, indústrias e comércio, pit-stops em importantes avenidas da cidade e até carreatas em alguns bairros, a administração municipal e seus parceiros têm procurado conscientizar a população dos males que as queimadas causam e que sobrecarregam o serviço público de saúde em decorrência de graves doenças que provocam, tais como tosse seca, cansaço, falta de ar, pneumonia, bronquite aguda ou crônica, asma e várias outras doenças.

   Continua após o anúncio  

De acordo com os organizadores dessa campanha, em hipótese alguma a população deve utilizar o fogo como forma de se livrar de resto de papéis, plásticos, galhos, madeiras, etc, pois isso traz consequências gravíssimas, além de ser crime conforme a conforme a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/1998 e Código Ambiental Municipal, Lei nº 3.328/PMC/2014.

Embora essa campanha intitulada “Diga não às queimadas urbanas tenha sido lançada no último dia 26 de abril. a Semma trabalha com fiscalização ambiental e campanhas educativas durante todo o ano. Ao destacar tal campanha, a SEMMA visa, por meio de eventos informativos, alcançar toda a população, por meio de palestras em pontos estratégicos.

Toda a programação que prossegue durante todo o mês de junho, de acordo com o Departamento de Educação Ambiental da SEMMA, tem como objetivo fazer com que cada pessoa que participe diretamente da campanha ajude na conscientização de quão danosas são as queimadas.

   Continua após o anúncio  

A SEMMA e seus parceiros, ao alcançarem diretamente os alunos das escolas municipais, líderes comunitários, professores, servidores públicos e trabalhadores do comércio e da indústria, buscam a realização de seu objetivo maior que é fazer com que a campanha seja de conhecimento de toda a sociedade cacoalense.

Programação:

Na quarta-feira, dia 1º de junho, foi realizada uma palestra na JBS Couros sobre queimadas urbanas e florestais e na quinta-feira houve carreatas nos bairros Jardim Clodoaldo, Jardim Saúde e Centro, finalizando com a entrega de folders no Feirão do Produtor.

   Continua após o anúncio  

A primeira semana de junho encerrou com uma palestra na escola Carlos Gomes para alunos do ensino médio, cedo e à tarde.

A série de eventos prosseguiu nesta segunda semana de junho com palestra na Escola Municipal José de Almeida, no período da tarde.

Na quarta-feira e na sexta-feira, a palestra será para os alunos do Pré I, na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Riozinho

Parceiros

Todo esse trabalho de conscientização tem a participação de importantes parceiros, dentre os quais a SEMED, SEDAM, SAAE, SEMOSP, DEFESA CIVIL, CRE, COMDEMA, BOMBEIRO CIVIL, SEMAGRI, C MARA MUNICIPAL DE CACOAL, BOMBEIRO MILITAR, 4º BPM, UMAM, ECOPORÉ, SOTENG, GRUPO CELEO E DRAXOS CONSULTORIA, dentro outros.

Compartilhe esta matéria:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

+ Sobre o tema

Destaques